Quem faz sua roupa?

Oi, gente!

Hoje eu vou falar sobre um assunto que está no nosso cotidiano e nós nem nos damos conta! Usamos diariamente, não gostamos de repetir e quanto menor o preço, melhor para nós!

Todo mundo adora ver uma peça bonita e baratinha, né? Quem já não comprou uma blusinha só porque “o preço tava muito bom”? Quantas peças que a gente “nem queria muito”? Quantas que a gente tem no armário e usou apenas uma vez? Ou nenhuma? Ou nem ao menos se lembra que ela existe? Você já parou pra pensar em quem fez essa “roupa bonita e baratinha”?

tumblr_nizetaS9v31qbhhcgo1_1280
Comparação feita pelo filme Sweat Shop Deadly Fashion:
Eu fiz por $0,60; Eu comprei por $50

Nos últimos 20 anos a indústria da Moda cresceu 500%. A cada ano, a moda é mais rápida, as roupas são mais descartáveis e mais baratas. Quanto menor o preço do produto e maior a variabilidade da loja [estilo a Zara], maior nossa satisfação e nosso “poder de compra”. Porém, qual seria o verdadeiro preço dessa roupa?

Segundo o documentário The True Cost [O Verdadeiro Custo, no Netflix]: “A indústria do vestuário é a indústria mais dependente do trabalho humano no mundo, empregando milhões de trabalhadores que são os mais pobres de todo o sistema, muitos dos quais são mulheres. Muitas destas mulheres recebem menos do que um salário mínimo, trabalham em condições inseguras, e são privadas de direitos humanos básicos.” É um filme incrível e que vai mudar a visão de vocês sobre o consumo!

A base do documentário tem como tema principal, o impacto que nosso consumo rápido e exagerado da moda, causa nas pessoas e no planeta. Qual o verdadeiro custo de uma calça que custou U$5? Qual é o preço invisível dessa moda descartável?abfa3b2c8aaade0a13db8ff0d6663a64

Ética é o novo preto

Nós aceleramos demais o tempo nos últimos anos: Temos as comidas rápidas, os relacionamentos rápidos e a moda rápida. A natureza não obedece a essa velocidade absurda, logo nós também não deveríamos. É tempo de refletirmos e começarmos a mudar nossos valores de consumo. A revolução industrial fez isso há anos atrás, espero que essa “digital” possa fazer o contrário atualmente!

06149c128fd6319e3ff0585a9de5b1b9

Diminuam a velocidade do mundo

Para mim, design de Moda é produzir um “livro da marca”, onde os capítulos são as Mini Coleções! É por isso que a Êxtase vai trabalhar de uma forma diferente e não iremos seguir calendários malucos ou tentar acompanhar um relógio cada vez mais acelerado. Não iremos produzir 300 peças iguais para vender mais, mais barato e alimentar esse sistema. Queremos mudar esse pensamento, sair do rápido para o lento, e ter um sistema produtivo tranquilo, assim como deve ser a vida! 

extase1

Primeiras peças da Coleção

Nossos shorts e croppeds estão sendo produzidos no ateliê da Ana Carla Schmitt, aqui na praia dos Ingleses, com muito amor e carinho! A coleção será lançado no final de maio e até lá podem contar com muita novidade toda segunda-feira por aqui!

Acompanhem também o nosso instagram!

Espero ainda poder trazer muitas boas histórias para vocês! <3

Beijinhos,

Gabi

2 Comentários Quem faz sua roupa?

    1. Gabriela Bez 23 de maio de 2016 às 2:07 PM

      Coooom certeza! Já vi esse post deles! Muito foda! Que bom que tem pessoas pra abrir nossos olhos né? Beijinhos, Thaís!! <3

      Responder

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *