Presta atenção no que eu não digo

Ontem assisti um filme chamado Hitch, o Conselheiro Amoroso pela décima trigésima vez e, por incrível que pareça, cada vez percebo um novo detalhe. No início do filme, Hitch que é um consultor que ajuda homens apaixonados a conquistarem a mulher amada, diz que 60% da comunicação humana é não verbal e 30% é o tom de voz, sobrando apenas 10% para aquilo que falamos. Porcentagens fictícias à parte, Hitch levantou um assunto muito interessante e universal: A atitude.5acb4e8d498e07e21c73ffd68ebc1a62Atire a primeira pedra quem nunca se deparou com uma situação totalmente inesperada no campo dos relacionamentos. É só sair pro bar com as amigas que não vai demorar muito a escutar: “Estava indo tudo certo e do nada, bum, ele sumiu! ou “Ele terminou comigo e estava tudo tão bem…!”. Muitas vezes as coisas acontecem sem o mínimo aviso prévio: Ele vai embora quando a gente menos espera ou ela termina o namoro que você pensava em transformar em casamento. O pior é que é tudo isso do nada. Do nada mesmo? E se eu te contar que não foi?

As pessoas dão sinais e estes, na maioria das vezes, não são verbais. Quem nunca disse uma coisa sentindo outra? Antes de ir embora de um namoro, a pessoa já demonstrou várias vezes não querer ficar: Passou mais tempo fora de casa, usou a internet com mais frequencia, não te respondia com o mesmo carinho… E você já parou pra pensar que quando tudo isso passa, você se dá conta desses pequenos detalhes? c2678a6374e0f0f8e3263a3ee0f40ca9

Como diria meu amigo conselheiro amoroso da vida real V.M., “Sente a pessoa, feeling é tudo, Bez!” e depois de muito tempo aprendendo eu posso dizer: É verdade! Postura é tudo na vida e uma vez que você percebe isso, começa a desenvolver a sensibilidade de notar as pequenas minuscias de cada um.

O grande defeito da maioria das pessoas é focar muito no que o outro diz e não no que o outro faz. Hitch estava certo ao afirmar que a maior parte da nossa comunicação é não verbal. Nos comunicamos por gestos, tom de voz, postura corporal, expressões e olhar. Conseguimos dizer muita coisa sem ao menos dizer uma palavra. Sabe aquela mulher que, não é tão bonita, mas tem uma postura de cair o queixo de todo mundo? Sabe aquela amiga que você se comunica só com um olhar? Então. d71f5df5100726a5d02cdf1156046f9e

A fala pode ser o que quiser, mas a atitude não. Repare se ela olha nos olhos, no tom de voz que usa com você, na forma com que se movimenta, enfim, fique ligado é na pessoa e não em suas palavras. Presta atenção no que ela não diz, pois isso sim, diz muita coisa!

1 Comentário Presta atenção no que eu não digo

  1. isaacwisllas@gmail.com'Isaac Wisllas 18 de novembro de 2015 às 4:52 PM

    “Presta atenção no que ela não diz, pois isso sim, diz muita coisa!”.
    Frase da vida 🙂

    Responder

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *