A mágica da arrumação: Quatro dicas da guru Marie Kondo!

Oi, gente!

Eu não sei vocês mas, para mim, a organização do meu espaço para conseguir desenvolver algo é essencial. Sempre que minha casa está desarrumada eu percebi que eu também acabo ficando meio “perdida”. Como eu trabalho em casa, o lugar que eu moro influencia muito tanto no meu pessoal quanto profissional. 

Eu nunca fui uma pessoa super organizada. Sempre deixava tudo ficar um caos e depois guardava todas as coisas. Logo, tudo já estava desarrumado de novo. Depois de vir morar sozinha até fiquei um pouco melhor porém, os velhos hábitos logo vinham me visitar. Comecei a pensar se, talvez, eu não tivesse coisas demais.

Como o universo gosta de conspirar a nosso favor, quando eu estava indo viajar dei de cara com o livro A mágica da arrumação, de Marie Kondo. Apesar de não ter comprado-o na hora, aquele livro ficou na minha cabeça.

Quando cheguei de viagem, vi minha casa desorganizada já no primeiro dia. Foi aí que decidi que talvez aquela fosse a hora de ler aquele livro para ter alguma inspiração. Comecei a procurar na internet e logo de cara já achei uma cópia! Lendo as primeiras páginas eu já estava certa que o que eu tinha em mãos era algo que realmente poderia me ajudar. E vocês não tem ideia do quanto me ajudou! É por isso que retirei as quatro primeiras dicas mais importantes do livro nesse processo da mágica da arrumação!

1. Comece direto

A frase que li e que mais me chamou a atenção foi: Arrume um pouquinho por dia e acabará fazendo isso pro resto da vida. Foi como aqueles momento de a-ham! – que a gente tem  na vida de vez em quando sabe? Marie sugere que a gente tire um a dois dias [sozinhas] para a arrumação [um para descartar e o outro para organizar] e que façamos isso direto, como se fosse uma maratona! Acredito que valha até como um “detox psicológico” kkkkk!

2. Visualize o tipo de espaço que você quer

Uma das clientes de Marie, que mora com os pais, falou que queria muito que seu quarto fosse estilo quarto de hotel. Como eu tinha acabado de voltar de viagem e tinha essa experiência fresquinha na cabeça, comecei a visualizar esse estilo para a minha casa também.

mk1

 A  ideia da arrumação seria de ter poucas coisas, tudo sempre no seu lugar. Como eu já estava nessa pegada de querer me desapegar, comecei naquele momento com uma das coisas que ela diz ser muito importante: o descarte!

3. Let it go!

DESCARTE! Essa palavra é mágica! A gente precisa aprender a se livrar da bagagem do passado e Marie diz que só devemos guardar aquilo que realmente nos deixa feliz.

Não perca tempo com os objetos: Um dia você terá que, inevitavelmente, abandoná-los portanto, não tenha apego: Roupas, sapatos, fotos, livros… Existem alguns motivos pelos quais a gente acumula mais coisas que deveríamos: Valor sentimental, financeiro, usabilidade, raridade.. Porém, nada dessas coisas são úteis hoje. Guarde apenas o que você realmente usa pois energia guardada é energia parada. Se você não consegue se livrar do passado, também não consegue deixar a energia fluir, segundo o Feng Shui.mk2

E gente, vou contar pra vocês: Fazer esse descarte foi como uma sessão de terapia de choque, JURO! Foi como tirar um peso e sentir a minha casa com outra energia! Tirando a parte dos livros [que sempre gosto de emprestar  ou trocar com alguém], consegui tirar mais de 10 de sacos de lixo daqueles de 50L!

Dica: Certifique-se de fazer isso sozinha se você tiver uma mãe como a minha que fala coisas tipo:”Ahh um dia você pode usar” – sobre uma peça que não é tocada há anos, ou “Nossa mais isso aqui funciona muito bem, tem certeza de que você não quer? – sobre todos os objetos que ela encontrava nas sacolas de lixo/doação.

4. Organize por categorias

Depois de descartar e esvaziar todas as gavetas e afins, é hora de organizar. Ela ensina que não devemos organizar as coisas por cômodos e sim, por categorias. Junte todas as coisas de um mesmo grupo no mesmo lugar, assim, é mais fácil de encontrá-las por exemplo: Cabos de celular, fones de ouvido e eletrônicos em um lugar, sapatos e bolsas em outro ou seja, defina o espaço ideal para cada conjunto. Você não precisa seguir a ordem da antiga organização. Pense fora da caixa! :]

Gente para quem curtiu o post e quer dar realmente início a essa mudança eu sugiro que leia o livro! Ele é bem curtinho, simples e uma delícia de ler! Você pode baixar na internet ou comprar em uma livraria, eu acho que é uns vinte reais, se eu não me engano!

A Marie Kondo é muito ligada na parte de energia e do Feng Shui. Encontrei esse vídeo de uma demonstração do quanto ela leva a sério essa arte da arrumação!

Beijinhos,

Gabi

 

2 Comentários A mágica da arrumação: Quatro dicas da guru Marie Kondo!

  1. idabittencourtrover@gmail.com'Margarida Bittencourt 13 de agosto de 2016 às 11:04 AM

    Sou meio enrolada pra organizar roupas e tudo mais. Quando viajo, quem organiza a mala é o meu marido kkkk. Mas com a dica do livro vou ler e ver se consigo superar esse probleminha kkk…… Muito boa a dica!!!

    Responder
    1. Gabriela Bez 22 de agosto de 2016 às 1:07 PM

      Eu também era assim kkkk mas acho que estou quase curada! Lê o livro que vai te abrir os olhos! A vida é melhor organizada heheheh beijao!

      Responder

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *