5 coisas que aprendi durante meu ano fitness

Oi, gente! Quem começa a entrar pra esse mundo fitness, muitas vezes não tem noção de algumas coisas. Com essa quantidade de informação que temos hoje em dia, fica difícil saber o que realmente funciona ou não.

Nesse último ano, eu realmente me dediquei a me tornar uma pessoa fitness. Ia até nos sábados a academia, pesava meus alimentos, levava marmita… Hoje estou em busca de um equilíbrio, mas aprendi algumas coisas que acho muito legal de compartilhar! Sendo assim, baseada em minha experiência própria, vou contar cinco coisas que aprendi durante esse meu ano fitness!

1. Vício

No início do processo, o mais difícil é se livrar dos antigos vícios, aquele xburguer, pizza, o chocolate depois do almoço… É sabido que o açúcar tem um poder viciante tanto quanto de outras drogas. Quando essa substância entra no nosso corpo, ela ativa um mecanismo chamado Sistema de Recompensas, cuja função é identificar situações prazerosas, armazená-las e toda vez que aparecer uma nova oportunidade, acionar o sistema de modo com que fiquemos com muita vontade daquilo. Esse é o motivo porque é tão difícil mudar um hábito. Dessa forma, eu acredito que é melhor ir mudando tudo aos poucos, para não sofrer abstinência e ter uma compulsão. Ao invés de um chocolate normal, eu comecei a comer um meio amargo. Ao invés de ir num rodízio de pizzas, eu comecei a comer uma fatia. Com o tempo, você percebe que aquela substância vai fazendo cada vez menos falta no organismo e vai se acostumando com os alimentos mais saudáveis. Você vai ver que depois de alguns meses, aquele chocolate não vai fazer tanta falta e a bunda dura vai falar mais alto que o xburguer, vai por mim!

2. Frequência

De nada adiantava eu ficar duas horas na academia em um dia e ficar outros três sem ir. Essa história de “vou compensar a jaca de ontem” não existe! Você precisa ter uma frequência, comparecer no mínimo 3x por semana, toda semana. Quando não puder ir a academia, mexa o corpo de qualquer forma, seja correndo, dançando, lavando o carro… Dê um jeito de sempre incluir a atividade física no seus dias! No início é difícil, mas depois vira hábito!

3. Tempo

Infelizmente queremos ter a barriga tanquinho para ontem! Apesar de não demorar tanto para o corpo começar a mudar, os resultados mais “sólidos” demoram. Para exemplificar: no início, se eu comia um pouco a mais no final de semana, meu corpo demorava muito para voltar e era como se eu “perdesse” tudo o que tinha conquistado. Hoje em dia, depois de muito tempo praticando musculação e uma alimentação saudável, meu corpo demora muito para se “estragar” de novo. Posso comer bastante no final de semana, ser menos radical na minha rotina que meus resultados continuam satisfatórios, ao meu ponto de vista.

4. Musculação

Eu gosto muuuiiiito de comer, e sempre achei que a corrida seria o esporte que me possibilitaria não reduzir tanto as calorias. Claro, para muitas pessoas funciona mas, para mim, não funcionou. Eu cheguei a correr uma maratona e não fiquei com o corpo que queria, ele só mudou quando eu comecei a praticar musculação. Para ter uma ideia, o gasto energético do músculo é muito maior que o da gordura. Sendo assim, pense no seu organismo em repouso, quanto mais músculos, mais você “naturalmente” vai emagrecer, compreende? Lógico que o aeróbico não deve ser dispensado, mas no meu caso, a musculação foi o pilar e o aeróbico um complemento!

5. Alimentação

A alimentação é a base! Não adianta comer tudo certinho a semana inteira e comer a vida no finde (como eu fazia!). Mais vale você comer um pouquinho de besteira divididas na semana, do que tudo em uma paulada só! Quando você come tudo de uma vez, aquilo que sobra vai para onde você tem mais gordura, por exemplo: Comi um xburguer, batata frita, sorvete e coca no finde. Tudo isso vai para a minha bunda, só que quando eu for gastar, a gordura vai vir do corpo inteiro, não só da bunda, entende? Por isso é tão difícil perder gordura localizada! Além disso, as pessoas acham que para emagrecer tem que comer menos e isso é uma tremenda mentira! Você não tem que comer pouco, você tem que comer BEM!

antsdepoisJaneiro de 2014: Maratona + quase nada de musculação + pouca comida + muita jaca
Fevereiro de 2015: Musculação + surf + skate + muita comida + pouca jaca

 

Espero que tenham gostado, vale lembrar que eu não sou formada na área da saúde e tudo isso são experiências próprias 🙂

Beijinhos, Gabi! <3

9 Comentários 5 coisas que aprendi durante meu ano fitness

  1. paola.alencar@gmail.com'Paola 4 de setembro de 2015 às 10:44 PM

    Adorei as dicas!!

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  2. malu.pacheco1996@gmail.com'Luísa 17 de setembro de 2015 às 11:50 AM

    Oi Gabi então eu comecei na musculação a pouco tempo ( as uns meses atras eu comecei a fazer fiz uns meses mas desisti ) comecei agora novamento e pretendo não desistir mas eu não quero perder eu quero ganhar massa eu ja sou magra tenho 1, 65 de altura e 57 kl mas a principio to me influenciando em ti quero chegar ao teu corpo sabe ja pesquisei muito sobre os treinos corretos mas tudo que vejo é para definição me ajudaaa bj

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    1. Gabriela Bez 21 de setembro de 2015 às 2:14 PM

      Oi Luísa! Infelizmente não posso te ajudar pois não tenho formação para isso, a única coisa que posso falar é sobre mim, que conto aqui no blog! Seria legal procurar um profissional pra te ajudar! :] Beijinhos!

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  3. isa.marimon_@hotmail.com'Isa 29 de outubro de 2015 às 5:39 PM

    Oii Gabriela, então, quando tu corria tu fazia mais ou menos quantos dias de musculação? Sou uma falsa magra assim como tu era hahah, e amo correr, mas parei já faz uns 2/3 meses!! Notei que depois de parar com a corrida meu corpo “regrediu” em termos de gordura e tudo mais! Tenho acompanhamento de uma nutri e queria saber de ti, quantas vezes tu fazia musculação na época em que corria?! Tava pensando em voltar pra corrida, e fazer corrida 2x na semana e musculação 4x!!

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    1. Gabriela Bez 2 de novembro de 2015 às 12:42 PM

      Eu não fazia muita musculação na época, era mais funcional e volta e meia um peso… Eu corria 3x por semana forte! Conversa com um profissional que ele pode te dizer o que é melhor, mas musculação pra mim é vida hahahah beijos <3

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  4. ttainararibeiro@hotmail.com'Tainara Ribeiro 18 de abril de 2016 às 4:54 PM

    Gaaabi, eu tenho muita celulite na perna e bunda, mas é muita mesmooo
    Tenho muito culote também (odeio) isso faz minhas pernas ficarem horríveis, e minha bunda é mole 🙁
    Porém a barriga é mais magra.
    O que te ajudou a diminuir isso foi a musculação?
    Eu to comendo muito limpo, agora! Tomando 3l agua por dia e correndo 5km por dia
    Tu acha que preciso aliar a musculaçao tb????
    Obrigadaaaaa, voce é inspiração pra mim hahah tenho fotos salvas no meu celular suas p eu ficar igual hahaha

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    1. Gabriela Bez 19 de abril de 2016 às 4:44 PM

      Oi Tainara! Kkkkkk primeiro obrigada pelas fotos salvas, eu fazia muito isso tb kkkkkkk Então guria, o que mais me ajudou a tirar a celulite foi a alimentação. Exercício ajuda sim mas o que mais fez diferença, para mim, foi o que eu coloco no prato. Não posso te afirmar nada sobre a musculação, mas vou te falar que o agachamento é meu melhor amigo kkkkk
      Minha dica pra você é: Corre atrás, mas tenha paciência e não seja tão crítica contigo mesma! Eu tb tinha muita celulite e odiava mas, isso não pode nos deixar mal! Busca o equilíbrio e uma vida saudável que com calma tudo vai se ajeitando! Espero que tenha te ajudado <3

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  5. inesitadivertida@gmai.com'lol 11 de março de 2017 às 2:41 PM

    Com certeza vou começar a afzer musculação, só corria mesmo…. Obrigada 😉

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