10 dicas para quem quer começar a correr

Oi, gente!

Para quem não sabe, antes de me apaixonar pelo mundo da musculação eu era corredora de carteirinha! Nessa época eu fazia parte do grupo de corrida Formacco e com ele, já fiz provas de 10km, 23km e ainda uma maratona de 42km!

IMG_8192Segundo lugar na corrida de 23km no Deserto do Atacama222Feliz na linha de chegada da maratona de 42km da Disney

 

Larguei um pouco do mundo das corridas para me dedicar mais a puxar ferro, andar de skate e surfar… Porém, estou sentindo uma falta no meu condicionamento físico ultimamente, leia-se meu coração dispara quando faço aeróbicos ou fico quase sem ar numa vaca sinistra no surf. Com isso, estou cogitando a idéia de voltar aos poucos a correr, não como antes cujo meu objetivo era performance, mas sim como um complemento para me ajudar melhor nos outros esportes.

Eu já tenho uma noção do meu corpo e de como correr direitinho. Como eu sei que muita gente não sabe nem por onde começar, separei 10 dicas para quem quer dar o start na corrida comigo também!

1. Faça uma avaliação física

Exercício é coisa séria! Antes de qualquer atividade física é essencial saber se você é apto para praticá-la com saúde

2. Escolha um bom tênis

É importantíssimo um bom tênis na hora da corrida. Existem diferentes tipos de pisadas e um tênis que não seja adequado para você pode te causar problemas no futuro.

3. Faça um aquecimento rápido antes da corrida

Quando eu corria na Formacco, os professores sempre faziam um aquecimento conosco antes da corrida, polichinelos, corridas no lugar, alongamentos dinâmicos e outros movimentos que serviam para aquecer o corpo antes do treino.

4. Comece intervalando

Não precisa chegar e já correr de cara 5km ou 10km. Quem nunca correu provavelmente vai sentir o coração saindo da boca se fizer isso e, com certeza, vai acabar se desmotivando! Comece caminhando e dê uma corridinha. Caminhe 2 minutos e corra 1, por exemplo. Isso pode variar de pessoa para pessoa, mas é só para ter um norte de onde começar!

5. Se alimente bem

A corrida é um exercício que gasta muitas calorias, então é extremamente importante que você faça uma boa refeição antes do treino com boas fontes de proteínas e carboidratos.

6. Hidrate-se

Principalmente se for treinar no sol. A corrida desidrata demais, então se possível, leve uma garrafinha de água.

7. Tenha um objetivo

Seja ele conseguir correr 10, 20 ou 30min sem parar, participar de uma prova de 5km, conseguir fazer um trajeto que hoje parece impossível… Com metas a corrida fica muito mais interessante, você vai ver e vai querer ir cada vez mais longe! Vai por mim, é um vício!

8 . Postura e respiração

Fique muito atento a esse tópico! A postura e a respiração errada podem comprometer seu exercício! Procure um profissional que possa te orientar nessa parte.

9. Tenha uma boa playlist

Quando eu estou quase morrendo na esteira, eu coloco aaaaquela música que eu sei que vai me dar um up, e funciona!

10. Respeite seu corpo mas não deixe sua mente vencer

Existe uma linha tênue entre ultrapassar seus limite e chegar no limite. Muitas vezes a mente desiste antes quando nós podemos ir muito mais longe porém, quando você perceber que quem está pedindo para parar é seu corpo, não hesite! A saúde vem sempre em primeiro lugar, você ainda tem a vida inteira para treinar!IMG_4085Espero que tenham gostado! Tenho várias experiências no mundo da corrida e se vocês curtirem, posso ir contando aos poucos aqui também!

Bora correr???

Beijinhos,

Gabi

 

6 Comentários 10 dicas para quem quer começar a correr

  1. galvaoamandap@gmail.com'Amanda 11 de agosto de 2015 às 3:08 PM

    Adorei Gabi

    Responder
  2. isa@isa.com'Isa 12 de agosto de 2015 às 10:25 AM

    Não sabia que tu corria também… que irado! Me inspiras!!

    Responder
  3. maagalante@hotmail.com'Margarita Galante 23 de agosto de 2015 às 9:35 AM

    Adorei as dicas! Sempre quis correr, só falta o ânimo kkk

    Responder

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *